terça-feira, 21 de julho de 2015

1º Ciclo de Palestras Santa Generosa



Organizado pelo professor e crítico literário Rodrigo Gurgel.

Às quintas-feiras, às 20h

AGOSTO

Dia 06 — Josias Teófilo — Tema: “A linguagem espiritual de Andrei Tarkovski: sua estética e a tradição do ícone”
Josias Teófilo é cineasta e autor do livro O Cinema Sonhado, ganhador do prêmio de melhor ensaio da Academia Pernambucana de Letras. Jornalista, colaborador da Revista Continente, e fotógrafo, especializado em fotografia analógica.

Dia 13 — Flávio Morgenstern — Tema: “Política além das aparências”
Flávio Morgenstern é escritor, analista político e tradutor. Autor do livro Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs, as manifestações que tomaram as ruas do Brasil, em que analisa os protestos brasileiros e a política de massas. Escreve para o jornal Gazeta do Povo, para o site do Instituto Liberal e diversas outras publicações online.

Dia 20 — Padre José Eduardo de Oliveira e Silva — Tema: “Importância do pensamento aristotélico-tomista para o homem de hoje”
José Eduardo de Oliveira e Silva é sacerdote diocesano da Diocese de Osasco, pároco da paróquia São Domingos, em Osasco. Doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma). Professor de Teologia Moral na Faculdade São Bento e no Instituto Mater Ecclesiæ.

Dia 27 — Fernanda Fernandes Takitani — Tema: “Ideologia de gênero: raízes históricas e filosóficas”
Fernanda Fernandes Takitani é historiadora (formada pela Universidade Estadual de Londrina), atua no magistério e pesquisa temas relacionados à defesa da vida e da família no Observatório Interamericano de Biopolítica. Consultora parlamentar em diversos temas, como direito à vida, matrimônio, concepção e morte natural.


SETEMBRO

Dia 03 — Rafael Falcón — Tema: “Literatura e educação do imaginário”
Rafael Falcón é mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, coordenador editorial da Editora Concreta, professor e criador do Curso de Latim Online (http://www.rafaelfalcon.com.br).

Dia 10 — Mateus Leme — Tema: “Por que ler G. K. Chesterton hoje?”
Mateus Deckers Leme é médico pediatra pela Faculdade de Medicina da USP. Trabalha também há alguns anos como tradutor, tendo já publicado, de G. K. Chesterton, Tremendas Trivialidades, Considerando Todas as Coisas e O Defensor/Tipos Variados. É colaborador do site da Sociedade Chesterton Brasil e já participou de diversas palestras e bate-papos sobre o autor, ao vivo e online.

Dia 17 — Enrico Misasi — Tema: “Aborto: agenda contra a vida”
Enrico Misasi é estudante de Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, membro do Observatório Interamericano de Biopolítica e assessor parlamentar na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Dia 24 — João Spacca de Oliveira — Tema: “Vida em quadrinhos: histórias de um desenhista de biografias”
João Spacca de Oliveira é cartunista, ilustrador e autor de HQs (histórias em quadrinhos). Foi chargista político na Folha de S. Paulo de 1985 a 1995. Publicou pela Editora Companhia das Letras: “Santô e os Pais da Aviação”, “Debret em Viagem Quadrinhesca pelo Brasil”, “D. João Carioca” e “As Barbas do Imperador”, com Lilia Schwarcz (2007 e 2014). Também adaptou o romance Jubiabá, de Jorge Amado, para HQ. Atualmente está quadrinizando a vida de São Pio de Pietrelcina para o Instituto Padre Pio, com lançamento previsto para 2016.

OUTUBRO

Dia 01 — Paulo Cruz — Tema: “Instrumentalização ideológica do racismo”
Paulo Cruz é professor de Filosofia na Rede Pública do Estado de SP e no Ensino Superior. Mestrando em Ciências da Religião, é formado em Filosofia e Processamento de Dados. Ministra palestras sobre Filosofia, Imaginação Moral e Literatura Infantil.

Dia 08 — Guilherme Freire — Tema: “Por que ler Santo Agostinho hoje?”
Guilherme Freire é estudante de filosofia na Faculdade São Bento, professor convidado do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí e coordenador do Instituto de Formação e Educação (IFE — http://www.ife.org.br).

Dia 15 — Elpídio Mário Dantas Fonseca — Tema: “O pontífice oculto (reflexões acerca da arte de traduzir)”
Elpídio Mário Dantas Fonseca é tradutor especialista no filósofo Eric Voegelin e em pensadores e filósofos romenos, como Andrei Pleşu, Constantin Noica, Nicolae Steinhardt, Gabriel Liiceanu e Horia-Roman Patapievici. Traduziu: Hitler e os Alemães; Anamnese — da Teoria da História e da Política; História das Idéias Políticas, Vol. IV, Renascença e Reforma; Da alegria no leste europeu e na Europa Ocidental; Diário Filosófico; O Diário da Felicidade; O Diário de Păltiniş; Da mentira; Do ódio; Da Sedução; Vôo contra a flecha; e Do comunismo, o destino de uma religião política.

Dia 22 — Karleno Bocarro — Tema: “Cristianismo, conversão e literatura”
Karleno Bocarro, nascido em Fortaleza, Ceará, é escritor, tradutor e professor de História Contemporânea. Formado em História, Ciência da Cultura e Filosofia pela Universidade Humboldt de Berlim. Mestre, pela mesma instituição, com estudo sobre a Estética em Friedrich Nietzsche. Autor, entre outros, dos romances Escritos de Obsessão e As Almas Que Se Quebram no Chão. Atualmente, revisa seu novo romance, O Advento.

Dia 29 — Sílvio Medeiros — Tema: “Saul Alinski: como pensa a esquerda”
Sílvio Medeiros, 33 anos, é publicitário formado pela PUC-PR. Acumula 15 anos de experiência na área criativa, tendo passado pelas principais agências de publicidade do país, como Loducca, FCB, JWT e FischerAmérica. Atualmente é diretor criativo na Ogilvy Brasil, uma das agências mais premiadas do mundo. Recebeu os principais prêmios do mundo na área, sendo que no mais importante deles, o Festival de Cannes, já foi 12 vezes finalista e 4 vezes vencedor. Entre os clientes para os quais trabalhou estão: Ford, Unilever, Bayer, Honda, Nestlé, HSBC, Allianz e Coca-Cola.

Paróquia Santa Generosa
Av. Bernardino de Campos, 360 - São Paulo


Um comentário:

Anônimo disse...

Esses materiais estarão disponíveis na Internet, após as apresentações na Paróquia, para os que moram fora de São Paulo?
Um abraço!
Wagner, Curitiba.