sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Um retrato chocante da perseguição aos cristãos



Perseguidos - O ataque global aos cristãos - expõe a realidade dramática vivida por quem não negou a fé em Cristo.

Impactante, tenso, emocionante, inspirador e urgente. Perseguidos - O ataque global aos cristãos é uma leitura que toca a mente e o coração, causa indignação, afugenta a apatia e desperta um profundo senso de respeito e compaixão por aqueles que sofrem por causa de sua fé.

Escrito por Paul Marshall, Lela Gilbert e Nina Shea, membros do Centro de Liberdade Religiosa da Hudson Institute (EUA), organização independente que estuda e promove a liberdade de religião, Perseguidos é resultado de um estudo minucioso acerca das atrocidades praticadas contra cristãos em muitos países. Preconceitos, exclusões, injustiças, violências, tortura, assassinatos e até genocídios formam parte de uma narrativa alarmante e de um fato escandalosamente chocante e atual, o de que os cristãos são o grupo religioso mais amplamente perseguido no mundo hoje e que essa terrível tendência está em ascensão.

Rigorosamente documentado e repleto de informações coletadas por meio de fontes diversas, viagens internacionais e verificação in loco, a obra oferece um amplo conhecimento sobre o assunto, à medida que expõe a perseguição em países como o Egito, Vietnã, Arábia Saudita, Paquistão, Mianmar, Somália, Indonésia, Iraque, entre outros, expondo a flagrante negação do direito à vida e da liberdade.`[...] Há cristãos [...] sendo torturados, estuprados, presos ou mortos por sua fé. Suas igrejas também são atacadas ou destruídas. Comunidades inteiras são esmagadas por uma variedade de medidas deliberadamente direcionadas, que podem ou não envolver violência, dizem os autores. A perseguição é intensa, ampla, crescente e ainda pouco noticiada. O Pew Forum on Religion and Public Life, fonte altamente respeitada de dados religiosos, relata que os cristãos sofrem assédio estatal ou da sociedade em 133 países - 2/3 dos países do mundo - e em mais lugares que qualquer outro grupo religioso`, acrescentam.

Uma reflexão urgente para a Igreja

`Uma mulher de uns 40 anos que vivia numa cidade da província de Pyongan Norte [Coreia do Norte] foi pega com uma Bíblia em sua casa. Ela foi expulsa da própria casa. Um oficial do Exército chegou e passou a viver ali. A mulher foi executada publicamente na eira de uma fazenda.` `[...]Os guardas amarraram a cabeça, o peito e as pernas a um poste e a mataram a tiros. Isso aconteceu em setembro de 2005`.

Relatos como esse causam um choque e trazem à tona a realidade vivida por cristãos que, em muitos casos, morrem ao não negar a fé em Jesus. Contexto diferente daquele vivido no Brasil e na maioria dos países ocidentais. Nestes, as distrações e a enxurrada de informações que lotam os veículos de comunicação parecem insensibilizar a população frente às mazelas que acometem comunidades inteiras. As histórias trazidas à tona em Perseguidos é um chamado urgente à Igreja para se engajar em oração e ação em luta pela vida, pelo respeito e liberdade de expressão. Nosso objetivo ao publicar Perseguidos em português não é apenas informar, mas degelar mentes e corações, e conclamar o povo de Deus para comprometer-se em oração, conscientização e ação social em defesa daqueles que sofrem, diz Mark Carpenter, presidente da Mundo Cristão, no prefácio à edição brasileira.

Informativo e contextualizado, o livro traz uma abordagem factual a respeito da perseguição religiosa, sem esbarrar em ideias preconceituosas ou etnocêntricas, oferecendo, assim, uma preciosa fonte de dados e registros para estudantes e pesquisadores sobre religião, cultura e sociedade. Também é indicado para todo aquele que deseja aprofundar a sua fé, ao passo que conhece histórias emocionantes vividas por pessoas que professam a sua crença em Jesus Cristo.

Os autores também analisam maneiras de cristãos preocupados e defensores da liberdade religiosa se engajarem em ações que deem esperança e auxílio àqueles que sofrem perseguição. `[...]buscamos fornecer um claro senso daquilo que vem acontecendo aos cristãos no mundo neste exato momento. Isso inclui muitas histórias de desgraças, mas também de esperança, bem como um inegável heroísmo. Não se trata de súplicas especiais, mas de fatos`, afirmam.

Ficha técnica

Editora: Mundo Cristão
ISBN: 978-85-433-0038-2
Páginas: 416
Ano: 2014

Nenhum comentário: