sexta-feira, 18 de julho de 2014

Manipulação generalizada


Não tenho mais nenhuma dúvida que a manipulação psicológica, em seus graus mais diversificados, está sendo usada inescrupulosamente. Os motivos para isso são óbvios: ela permite que os manipuladores obtenham dos outros aquilo que desejam, por um meio mais rápido e eficaz

por Fabio Blanco

Quando comecei a estudar sobre essas técnicas de persuasão, convencimento e influência (na verdade, manipulação), apesar de me surpreender com elas, quis acreditar que sua aplicação não extrapolava a atividade de alguns poucos “experts”, não configurando, assim, uma ameaça em larga escala.

Porém, quanto mais me aprofundava e mais dados colhia foi ficando claro, para mim, que as táticas de manipulação estavam sendo usadas de forma muito mais ampla do que eu poderia imaginar. Não apenas amplamente aplicadas pelos vendedores, mas também por palestrantes, líderes religiosos, professores de cursos e por pessoas com os mais diversos interesses.

Não tenho mais nenhuma dúvida que a manipulação psicológica, em seus graus mais diversificados, está sendo usada inescrupulosamente. Os motivos para isso são óbvios: ela permite que os manipuladores obtenham dos outros aquilo que desejam, por um meio mais rápido e eficaz. O que eles precisam fazer é, somente, aplicar cuidadosamente as técnicas aprendidas e esperar o resultado pretendido. Seja para vender algo, para angariar seguidores, para convencer sobre alguma ideia, há uma legião de pequenos demônios que estão, de forma invisível e sorrateira, induzindo as pessoas a fazer exatamente o que eles querem.

Não, isso não é um exagero!

Observe o número de cursos que ensinam Programação Neurolinguística em suas diversas facetas. Veja o número de escolas de coaching que há disponível. Comece a ficar mais atento às técnicas dos vendedores de produtos e ideias, como eles criam aparentes facilidades, como eles desenvolvem empatia, como enrolam com um monte de estórias antes de oferecer aquilo que eles querem que as pessoas adquiram ou assimilem.

Estude sobre essas técnicas e descubra como a manipulação se tornou uma prática comum na sociedade moderna.

De minha parte, o que posso fazer é compartilhar minhas pesquisas com vocês.

Nenhum comentário: