sábado, 23 de novembro de 2013

Década perdida: Dez anos de PT no poder

Este livro trata dos dez primeiros anos do Partido dos Trabalhadores no poder, de janeiro de 2003 a dezembro de 2012. Analisa, portanto, os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os dois anos iniciais da gestão de Dilma Rousseff.

Mais do que retrato definidor de uma Década perdida, o trabalho de Marco Antonio Villa desnuda padrões, revela modelos de comportamento, fixa estilos de conduta, o próprio modus operandi do PT no poder, o método, segundo o autor: aparelhar o Estado desde dentro e de forma que, progressivamente, não mais se distinga do partido. 

Ao optar por um encadeamento cronológico, Villa dá a este livro, mais do que uma estrutura clara e leve, a temporalidade necessária à compreensão do que considera um golpe em pleno curso. Ao reconstituir criticamente os principais momentos de cada ano, destacando os fatos relacionados diretamente à forma petista de se servir da República, o autor, notável historiador, faz desfilar, por meio de prosa de rara categoria, o corpo da estratégia que fundamenta, como definiu o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, um “projeto criminoso de poder”.

Marco Antonio Villa é historiador com mestrado em Sociologia e doutorado em História. Foi professor universitário durante trinta anos. É colaborador dos jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura de SP) e autor de diversos livros, entre os quais Canudos, o povo da terra, Jango, um perfil, Vida e morte no sertão: História das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX, Mensalão: o julgamento do maior caso de corrupção da história política brasileira e Breve história do estado de São Paulo.

Título: Década perdida: Dez anos de PT no poder
Autor: Marco Antonio Villa 
ISBN: 9788501101204
Páginas: 280
Editora: Record
Ano: 2013


Nenhum comentário: