quinta-feira, 16 de maio de 2013

Os Israelenses: pessoas comuns em uma terra extraordinária



Israel é um pequeno país que abriga 0,11% da população do mundo, mas, ainda assim, capta grande parte da atenção dos meios de comunicação de todos os continentes. Cada um tem seu ponto de vista sobre esse pedaço de terra e ninguém pode ser considerado completamente certo ou errado. Mas, e seu povo? Como os israelenses veem Israel?

As respostas são variadas e  foram reunidas aqui, em um dos livros mais originais sobre Israel em décadas. Descubra os mundos em colisão, em que uma mistura surpreendente de 7,2 milhões de pessoas, sejam elas devotas tradicionais ou radicalmente modernas, vivem e, mais importante ainda, convivem. Você conhecerá judeus árabes que fugiram de países islâmicos; etíopes que usam dreadlocks e cantam reggae em hebraico; cristãos em Nazaré, que publicam revista de moda de estilo árabe; jovens muçulmanos de Israel que sabem mais sobre o judaísmo do que a maioria dos judeus da diáspora e tantos outros personagens e suas culturas.

Os israelenses é um entrelaçamento de centenas de histórias pessoais, costuradas por pesquisas abrangentes, que mostra um povo alegre, algumas vezes irreverente, porém sempre fascinante.


***


"Todos deveriam ler esta obra de Donna Rosenthal! É refrescante ler um livro sobre pessoas comuns, religiosos e seculares, judeus e árabes, colonos e suicidas - Eles estão todos aqui e em suas próprias palavras." 

-David Lennon, Financial Times

"Rosenthal, escreveu o que eu acredito que seja o melhor livro sobre os israelenses em décadas." 

-David Aikman, da revista Time 

"Um livro maravilhoso!. Bem pesquisado, equilibrado, é uma alegria lê-lo. Nos dá uma imagem de Israel que só um jornalista esplêndida como a autora pode expor. Este é um dos melhores livros que li em muito tempo." 

-Amir D. Aczel, The New York Times

"O olhar jornalístico afiado de Donna Rosenthal presenteia os leitores com um livro raro. Uma obra objetiva e imparcial da vida em Israel hoje" 

Halstuk-Martin, professor de Jornalismo, da Penn State University



Sobre a autora


Donna Rosenthal foi produtora de televisão em Israel, repórter da rádio Israel e do The Jerusalem Post e professora da Universidade Hebraica. Fez reportagens sobre o Irã, o Líbano, o Egito e Jordânia e foi a primeira jornalista a viajar para as remotas aldeias nas montanhas da Etiópia e apresentar aos ouvintes de rádio israelenses os judeus rezando nas sinagogas pela emigração para Israel. Venceu três prêmios Lowell Thomas e já viajou para mais de 60 países. É mestre em Relações Internacionais (Oriente Médio) pela Escola de Economia de Londres.


Ficha técnica

Título: Os Israelenses: pessoas comuns em uma terra extraordinária
Autora: Donna Rosenthal
Editora: Évora
ISBN: 978-85-63993-53-3
Páginas: 520
Ano: 2013






Um comentário:

Jô Oliveira disse...

Não vejo a hora de comprar este livro, obrigado pela indicação!