sábado, 2 de março de 2013

Scintilla – Revista de Filosofia e Mística Medieval




Pensamentos acerca da questão filosófica e mística da Idade Média. Conheça essa proposta!

Scintilla – Revista de Filosofia e Mística Medieval nasce de uma ideia primeira: estabelecer um canal conjunto de pensamento acerca da questão propriamente filosófica e mística da Idade Média. Saturada de informações históricas, metafísicas e outras, a força dessa época ainda nos atinge, não mais em seu esplendor vigoroso e reunificador de toda uma época e de todo um mundo, mas como uma ausência.

A Idade Média, por muito tempo, foi chamada de “a época das trevas”. Muitos imaginavam dever-se passar por cima e esquecer essa etapa da humanidade. Com firmeza e paulatinamente estamos redescobrindo que a medievalidade tem muito a oferecer. Guarda um reservatório de experiências de pensamento e vida ainda inexplorado.

Para ver isso, no entanto, é necessário dar-se conta do ocular moderno racionalista de que lançamos mão para ler os medievais. Segundo esse ocular a época medieval nos atinge como uma carência, uma descontinuidade. Trata-se de um vigor velado, não mais disponível. Esse “não”-mais-presente que se “mostra” numa tonalidade de fundo nos dá a pensar.

Clique aqui, e conheça a revista.

Nenhum comentário: