terça-feira, 2 de outubro de 2012

Após polêmica com a CNBB, capa com Neymar crucificado repercute na imprensa mundial




A capa da revista esportiva Placar do mês de outubro com a manchete "a crucificação de Neymar"repercutiu na imprensa estrangeira, informou o portal Terra. A imagem é uma montagem do jogador em uma cruz, em suposta alusão a Jesus Cristo, com o sub-título "chamado de 'cai-cai', o craque brasileiro vira bode expiatório em um esporte onde todos jogam sujo". 

Na Itália, o La Repubblica escreveu "Neymar sobre a cruz, o protesto dos bispos", em referência à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, na última sexta-feira (28/9), publicou uma nota de repúdio à revista, afirmando que a montagem é "uma provocação" e exprime "indignação".

O diário esportivo La Gazzetta dello Sport, o maior italiano do gênero, elegeu a capa como uma de suas imagens do dia em seu site, também citando o protesto da CNBB.

Na Espanha, o jornal ABC usou a manchete "polêmica pela capa de Neymar crucificado", ressaltando que o Brasil é um pais "majoritariamente cristão", com 64,6% da população que se declara católica e 22,2%, evangélica.

Jornais esportivos de Madri, o Marca e o As também tocaram no assunto em suas páginas na internet, com os respectivos títulos "a crucificação de Neymar" e "polêmica pela crucificação de Neymar na revista Placar". 

O As lembrou um caso parecido envolvendo Johan Cruyff, que apareceu "crucificado" em uma montagem na capa da revista espanhola Don Balón em 1977, em referência a uma suspensão do ex-jogador holandês. O editor-conselheiro do periódico na ocasião, José María García, pediu demissão, a edição foi impedida de circular pela Justiça de Barcelona, e houve um pedido de desculpas publicado na edição seguinte.

Na França, a revista de celebridades Entrevue publicou. "Neymar crucificado na capa de uma revista brasileira!", falando sobre o retrato do atacante "em uma posição bem inabitual".

Em Portugal, o jornal esportivo O Jogo titulou em seu site que "Neymar crucificado dá polêmica". Na Argentina, o jornal La Razón escreveu que "a Igreja do Brasil (está) contra uma fotomontagem de Neymar crucificado".

O assunto também foi tema de debate no diário peruano El Comercio, que escreveu "Neymar apareceu crucificado em revista brasileira e provocou a censura da Igreja" e no paraguaio La Nación", com Neymar aparece 'crucificado' no Brasil".

Redação Portal IMPRENSA

Nenhum comentário: