sexta-feira, 4 de maio de 2012

Liberdade de imprensa no mundo em 2012, por Repórteres Sem Fronteiras


A ONG  Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulga estudo sobre os diferentes níveis de condições da liberdade de imprensa pelo mundo. O site apresenta a imagem do mapa apontando para os locais onde a democracia é mais frágil, registrando incidentes de censura e assassinatos de jornalistas e avalia a diferente posição em ranking.


Segundo  levantamento da RSF, o Canadá é o único país do continente americano em que a liberdade de imprensa pode ser classificada como boa. Nos EUA a situação é considerada satisfatória. Já o Brasil apresenta problemas com livre circulação de informações, enquanto o México tem uma situação considerada difícil.


A situação não é favorável para os países orientais. A China apresenta graves problemas na circulação de informações e a Rússia também apresenta um cenário difícil.


No continente africano apenas a Namíbia desfruta de um cenário favorável, enquanto que no Sudão a imprensa tem sérias restrições.


Confira a reportagem completa no site

Veja o gráfico ampliado sobre a condição da liberdade de imprensa no mundo em 2012, organizado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF)


Fonte: Instituto Millenium

Nenhum comentário: