segunda-feira, 7 de maio de 2012

3º Congresso Internacional de Religião, Teologia e Igreja: Cristianismo e Cultura




“Com o crescimento global do Cristianismo, seu relacionamento com as culturas nas quais ele se insere se torna objeto de discussão cada vez mais intensa, não somente da parte dos cristãos e teólogos, como também dos sociólogos, antropólogos, críticos e do público em geral. Aqui em nosso país, mais recentemente, a questão dos valores cristãos e sua pertinência para os debates de assuntos públicos, como homofobia, aborto, uso de células-tronco, ganhou espaço na grande mídia, para o bem ou para o mal. Ninguém melhor do que Dra. Nancy Pearcey para falar sobre os conceitos que estão por detrás do debate acerca da presença do Cristianismo no espaço público. Teóloga, crítica cultural, considerada por muitos como a continuadora do legado apologético de Francis Schaeffer, Dra. Pearcey retorna ao Mackenzie para falar da relação entre Cristianismo e cultura, Igreja e Estado, religião e poder público. Com este Congresso, o Mackenzie pretende contribuir para um entendimento cristão das tensões inerentes a estas relações. Além de Dra. Pearcey, diversos estudiosos brasileiros exporão temas relacionados, tanto nas sessões plenárias quanto nas diversas oficinas oferecidas. Assim, o Mackenzie cumpre sua missão de oferecer conhecimento de alto nível dentro do referencial cristão de mundo.”


Rev. Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes


Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie



Palestrantes convidados


Nancy Pearcey é uma renomada educadora e autora de livros e artigos publicados nos mais importantes jornais dos Estados Unidos e do mundo. Com mestrado em estudos bíblicos pelo Covenant Theological Seminary (St. Louis) e doutorado em história da filosofia pelo Institute for Christian Studies (Toronto),  ela tem disseminado uma cosmovisão cristã despertada em sua juventude quando passou um período com Francis Schaeffer, no Instituto L’Abri. Atualmente ela está ligada ao Discovery Institute e ao Rivendell Sanctuary, uma organização que prepara jovens egressos do ensino médio com uma cosmovisão cristã para adentrar o contexto universitário. Dentre suas publicações, os livros traduzidos para o português são: E agora como Viveremos? (CPAD), O Cristão na Cultura de Hoje (CPAD), A Alma da Ciência (ECC) e Verdade Absoluta (CPAD), sendo este último o cerne do seu curso de cosmovisão lecionado nas instituições da qual participa.


Rick Pearcey é um escritor e editor, casado com Nancy Pearcey. Com formação teológica no Covenant Theological Seminary (St. Louis) e seu mestrado em fundamentos filosóficos no Institute for Christian Studies (Toronto), ele também tem sido um disseminador da cosmovisão cristã popularizada por Francis Schaeffer e da filosofia neo-calvinista de Herman Dooyeweerd. Como escritor já escreveu artigos em temas como política, filmes, ideias, questões sociais e literatura em vários jornais e revistas de estimada reputação. Atualmente, como sua esposa, ele também leciona no Rivendell Sanctuary.


Guilherme V. R. de Carvalho é pastor ordenado pela Convenção Batista Nacional, professor de teologia, e presidente da L’Abri Fellowship Brazil, uma organização que teve suas origens com o renomado apologeta Francis Schaeffer. É formado pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. É também fundador e presidente da Associação Kuyper (AKET) e pastor da Igreja da Esperança, em Belo Horizonte.


Davi Charles Gomes é diretor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, é professor titular e coordenador da área de teologia filosófica. Graduou-se pelo Reformed Episcopal Seminary, no qual também obteve seu mestrado (M.Div, cum laude). Doutorou-se no Westminster Theological Seminary com estudos na Université de Genève, Suíça, e no Lutheran Theological Seminary at Philadelphia. É também graduado em administração e planejamento e planejamento estratégico pela University of Massachusetts at Boston. Fez cursos complementares nas áreas de Aconselhamento (CCEF), História das Idéias, Filosofia e Sistemas Complexos. Lecionou no Gordon-Conwell Theological Seminary e foi instrutor em apologética no Westminster Theological Seminary. Davi tem artigos publicados no Brasil e nos E.U.A. e é membro do conselho editorial da revista Fides Reformata.





Segunda-Feira, 14/05
19h30


Abertura Oficial
19h45




Conferência 1: Nancy Pearcey – “Estratégias para Cristãos numa Era de Secularismo Global”




Terça-Feira, 15/05


9h
Conferência 2: Davi Charles Gomes - "Ars nostrum: Reflexões sobre uma visão cristã da arte e da cultura pop"


10h30


Conferência 3: Nancy Pearcey – “O Que Aconteceu com a Mente Cristã?”




14h15 – 17h


OFICINAS


F. Solano Portela Neto – “Educação Cristã e Cultura: Desconstruindo um Falso Dilema”


Paulo Romeiro – “Pentecostalismo e Cultura: Distanciamentos e Aproximações”


Ricardo Bitun – “Nomadismo religioso: Desafio (pós)moderno ao Cristianismo”




19h30




Conferência 4: Nancy Pearcey – “Apologética Cristã e os Dois Caminhos para o Secularismo”




Quarta-Feira, 16/05


9h




Conferência 5: J. Richard Pearcey – “Cosmovisão e Impacto Cultural: Uma Estrutura para a Resistência e Mudança Positiva em um Mundo Quebrado”


10h30


Conferência 6: Guilherme Carvalho – "A Teologia Natural e a tarefa do artista cristão contemporâneo"


14h15 – 17h


OFICINAS


Fernando de Almeida – "Graça Comum: A relação do Cristão com a Cultura sob uma ótica reformada"


Guilherme Carvalho – "Fé Cristã na Era do Narcisismo"


Wallace Tesch Sabaíni – “O mundo ocidental Cristão e as novas tendências de comportamento da sociedade”




19h30


Conferência 7: Nancy Pearcey – “Sexo, Mentiras, e Secularismo”


Para maiores informações e inscrições, clique aqui


Nenhum comentário: