terça-feira, 24 de abril de 2012

Estado alemão lançará pela primeira vez a "bíblia nazista"


Livro foi escrito por Hitler na prisão


Redação Bem Paraná com Folha
(foto: Divulgação)


Com lançamento previsto para 2015 em uma versão comentada, o Estado regional da Baviera anunciou que o livro “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, será publicado pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. O livro mistura elementos autobiográficos e fundamentos da ideologia nazista.


"Queremos mostrar claramente a que ponto este livro, com consequências catastróficas, é absurdo", destacou o ministro das Finanças da Baviera, Markus Söder, sobre a obra que serviu de base à política do 3º Reich.


O objetivo é também tornar "pouco atraentes, do ponto de vista comercial", as futuras publicações.


Até 2015, o Estado regional da Baviera detém os direitos de "Mein Kampf" ("Minha Luta"), por alguns chamado de "Bíblia Nazista". A obra deve virar domínio público no final de 2015 e a partir de 2016 será possível reproduzir o livro sem o consentimento do Estado bávaro, exceto nos casos "de incitação ao ódio racial", precisou Söder.


"Na Alemanha nazista, era uma exigência não oficial possuir o livro. Era comum presentear o livro a crianças recém-nascidas, ou como presente de casamento. Todos os estudantes o recebiam na sua formatura" 

Nenhum comentário: