terça-feira, 6 de março de 2012

Fifa dá passo para liberar uso de véu islâmico



Decisão final sobre o tema ocorre em julho


Folha de S. Paulo


A International Board, órgão da Fifa que define e muda as regras do futebol, decidiu autorizar provisoriamente que jogadoras usem o hijab, o véu islâmico, nos jogos.


Uma decisão final sobre o tema, porém, só será tomada em nova reunião da entidade, marcada para 2 de julho.


Na semana passada, o conselheiro especial da ONU para o esporte, Wilfried Lemke, enviou carta ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, pedindo que a entidade autorize o uso do hijab para as jogadoras que desejem vesti-lo.


A polêmica em torno do véu islâmico acontece desde o ano passado, quando a seleção feminina do Irã foi punida com derrota de 3 a 0 para a da Jordânia por disputar um jogo do Pré-Olímpico para Londres-2012 com um uniforme que incluía o hijab.


Além de debater a autorização do véu, a reunião de ontem da International Board, realizada em Surrey, na Inglaterra, discutiu o uso de tecnologia no futebol.


Dois sistemas que determina se a bola ultrapassou ou não a linha do gol continuarão em testes de março até junho. Outras seis propostas de uso da tecnologia foram descartadas na reunião.


A decisão sobre a adoção de quinteto de arbitragem nos jogos ficou para julho. Testes estão sendo feitos na Copa dos Campeões, na Liga Europa e em torneios no Brasil, Marrocos e Qatar.


A International Board também abortou a ideia da quarta substituição para jogos que vão para a prorrogação.


Com agências internacionais
Imagem: Internet

Nenhum comentário: