sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Jesus dos Evangelhos: mito ou realidade: Um debate entre William Lane Craig e John Dominic Crossan


O verdadeiro Jesus queira, por favor, ficar de pé!

O Jesus que andou pelas ruas de Nazaré é o mesmo Jesus a quem os Evangelhos atribuem milagres e divindade? Os cristãos podem legitimamente afirmar que se trata realmente da mesma pessoa? Em suma, quem é o “verdadeiro Jesus”?


Este livro é a primeira tentativa de diálogo entre conservadores e liberais em torno do Jesus histórico, tomando por base um debate recente entre John Dominic Crossan, ex-codiretor do Jesus Seminar [Seminário Jesus], e o evangélico conservador William Lane Craig. Na busca por se manter imparcial em sua apresentação do debate habilmente moderado por William F. Buckley Jr., a obra apresenta ainda a reflexão de quatro especialistas no assunto: Robert Miller e Marcus Borg, que representam o Seminário Jesus, e Craig Blomberg e Ben Witherington III, que oferecem as respostas conservadoras.

FICHA TÉCNICA
Título: O Jesus dos Evangelhos: mito ou realidade?
Subtítulo: Um debate entre William Lane Craig e John Dominic Crossan
Autor: Paul Copan
Editora: Vida Nova
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 224
ISBN: 978-85-275-0481-2
Edição: 2012

Leia um trecho

“O Jesus dos Evangelhos: mito ou realidade? reúne uma gama sem precedentes de pessoas envolvidas no estudo contemporâneo de Jesus. Colocar essas vozes importantes no mesmo palco, por assim dizer, oferece uma percepção da textura da discussão que está por trás das típicas dicotomias ‘nós e eles’ ou ‘preto e branco’. O resultado é que o leitor alcança uma noção sem precedentes de como pressupostos históricos, compromissos de fé e premissas filosóficas moldam nossa maneira de ‘ler’ o
Jesus histórico.”
Joel B. Green, coeditor de Jesus of Nazareth: Lord and Christ.

“Um diálogo genuíno entre evangélicos ortodoxos e membros do Jesus Seminar [Seminário Jesus] é coisa rara. Esse livro é notável por seu formato equilibrado, pela natureza direta da interação, que é franca, mas sempre cortês em seu caráter. Dificilmente se encontraria melhor representante do Jesus Seminar do que John Dominic Crossan, ao passo que William Craig talvez seja o melhor apologista da fé cristã ortodoxa em atividade hoje. Os outros comentaristas e os resumos finais de Craig e Crossan são extremamente úteis.
O que o formato talvez possa perder em clareza e precisão é mais que compensado pelo vigor da discussão. Trata-se de um livro instigante e muito útil.”
C. Stephen Evans, autor do Dicionário de apologética e filosofia da religião

“O debate entre William Lane Craig, um dos principais apologistas evangélicos, e John Dominic Crossan, líder do Jesus Seminar — apresentado em O Jesus dos Evangelhos: mito ou realidade? — fornece uma proveitosa introdução às questões envolvidas na discussão atual em torno do Jesus histórico. Os outros artigos de quatro acadêmicos de destaque em resposta ao debate ajudam a levantar a questão-chave: se ‘a ressurreição de Jesus’ se refere a algo que aconteceu a Jesus (posição de Craig) ou a seus seguidores (posição de Crossan).”
Robert Stein, autor de A pessoa de Cristo.

“Em O Jesus dos Evangelhos: mito ou realidade?, o leitor é presenteado com um debate “de ponta” que nos leva ao cerne do que tem sido chamado a Terceira Busca pelo Jesus histórico. Temos a oportunidade de acompanhar aspectos cruciais do debate atual, discutidos por vários participantes de peso e a respeito de uma ampla gama de tópicos. Também é preciso agradecer à editora por publicar obras acadêmicas de peso quando outras editoras se retraem diante da oportunidade.”
Gary Habermas, autor de The resurrection of Jesus.

Nenhum comentário: