sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Carisma e Poder: Categorias elementares da retórica da Igreja Universal do Reino de Deus



Tese de Doutorado, defendida por Jadir Goncalves Rodrigues na Universidade Federal de Goiás

Nesta pesquisa, propôs-se estudar o processo de expansão e consolidação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no conturbado contexto social brasileiro durante o período de 1977 a 2007, analisando os elementos abstratos e concretos que possibilitaram o fenomenal crescimento desta instituição religiosa em um cenário de crise e de mudanças profundas no universo social brasileiro. Procurou-se discutir as várias etapas do processo de consolidação da IURD, investigando como, em um ambiente de disputa religiosa, o discurso doutrinário dos dirigentes iurdianos foi capaz de elaborar um novo modelo de religiosidade e, ao mesmo tempo, possibilitar a esta denominação religiosa a constituição de um formidável império patrimonial. A difusão de uma doutrina religiosa baseada, essencialmente, na tríade de prosperidade, exorcismo e cura divina, apresentou excelentes resultados no contexto social brasileiro do período. Ademais, forjou circunstâncias concretas a partir das quais a direção da IURD passou a disputar espaços de poder na estrutura social do Brasil. Nesse processo, foi fundamental para a direção iurdiana a propriedade de meios de comunicação de massa e a instrumentalização discursiva do poder, entendido como uma propriedade de acesso e controle efetivos de mecanismos de influência, convencimento e manipulação social. Foi a partir de um cenário de crise generalizada que a direção iurdiana conseguiu propagar sua doutrina, em função, sobretudo, da utilização de mecanismos de acesso e controle de suam propriedade, exercendo poder sobre parte da sociedade. Com esta tese, pretende-se contribuir com a discussão acadêmica que trata da expansão e consolidação, no universo religioso e patrimonial brasileiro, da marca IURD, enfatizando a sua capacidade de criar espaços tanto no campo da religiosidade quanto no meio empresarial.

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Imagem: Internet

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