terça-feira, 27 de dezembro de 2011

E a igreja se fez empresa: um estudo sobre a Igreja Mundial do Poder de Deus



Dissertação de mestrado, defendida por Elaine Regina de Oliveira Rezende na Universidade Presbiteriana Mackenzie


A adoção de estratégias empresariais por algumas denominações transformou o campo religioso brasileiro. Este posicionamento deve-se a diversos fatores, como a secularização, a acirrada concorrência do mercado e a ambição de líderes inovadores. Estes empresários da fé mostram-se ávidos por um rápido crescimento denominacional, impulsionado pela inserção midiática e pelas ofertas milagrosas. A igreja empresarial deve lidar com dois graves desafios. O primeiro é de credibilidade, com líderes envolvidos em escândalos fiscais e morais. O outro desafio é de fidelidade, com a disseminação do trânsito religioso entre fiéis e pastores, prejudicando a arrecadação contínua de recursos e a manutenção da instituição. Uma das igrejas empresariais de maior destaque atualmente é a Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada por Valdemiro Santiago. A denominação potencializa o carisma de seu líder através do marketing. Campanhas periódicas levam pessoas aos mais de 2.000 templos no Brasil e no exterior, prometendo uma transformação na vida do fiel. A igreja detém 22 horas da programação do Canal 21. Eventos com títulos atraentes são realizados constantemente nos templos, em ginásios, em estádios de futebol e em praças públicas. As estratégias identificadas demonstram como a fé e o marketing se relacionam cada vez mais intensamente no campo religioso brasileiro.


Clique aqui para o texto completo [pdf/160p.]
Imagem: Perólas do Evangelho







Da burocracia para a profecia: mudanças no neopentecostalismo brasileiro


Messianismo e neopentecostalismo: uma análise da práxis religiosa de Valdemiro Santiago da Igreja Mundial do Poder de Deus

2 comentários:

A. B. Ferreira disse...

"apóstolo" Santiago, seu lugar já está reservado e é bem quentinho lá...

A. B. Ferreira disse...

A Cidade Mundial, que será inaugurada em 01/01/12 tem até um site bem tosquinho - http://cidademundial.net/ os "Servos de Deus" colocaram placas em todas as igrejas da Mundial angariando "fiéis" para irem na abençoada data. É claro que terão que desembolsar R$ 10...

Haja martelinho, meias, chaves, cadeados correntes...