quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vínculos entre EUA e Israel são "indestrutíveis", diz Obama

O presidente americano Barack Obama cumprimenta crianças ao chegar no aeroporto de Aurora, no Estado do Colorado
Foto: AFP

O presidente americano, Barack Obama, destacou nesta terça-feira os vínculos "indestrutíveis" entre Estados Unidos e Israel em um período de "incerteza", em um vídeo divulgado em ocasião do Rosh Hashana, o Ano Novo judaico.
 
"O ano passado foi difícil para as pessoas em todo o mundo. São muitos aqueles que, entre nossos amigos e vizinhos, continuam enfrentando as consequências de uma recessão econômica terrível", afirmou Obama, neste vídeo publicado no site da Casa Branca.
 
"E além das nossas fronteiras, vários dos nossos aliados mais próximos, entre eles o Estado de Israel, enfrentam as incertezas de uma época imprevisível", destacou Obama, em aparente alusão aos transtornos geopolíticos causados pela onda de levantes no mundo árabe-muçulmano, iniciados no começo do ano.
 
"É por isso que o meu governo faz todo o possível para promover a prosperidade aqui (nos Estados Unidos) e a segurança e a paz em todo o mundo, e isso significa também lembrar do nosso compromisso em favor do Estado de Israel", disse Obama.
 
"Embora não possamos saber tudo o que o ano novo nos trará, sabemos disto: os Estados Unidos continuarão sendo solidários a Israel, porque os vínculos entre nossos dois países são indestrutíveis", prometeu.
 
Em 21 de setembro, Obama declarou na ONU que não existiam "atalhos" para alcançar a paz no Oriente Médio, rejeitando a iniciativa palestina de obter o reconhecimento do seu Estado.

Fonte: AFP / Terra

Nenhum comentário: