quarta-feira, 13 de julho de 2011

Filme polonês já desponta como favorito ao Oscar


Louis Vidovix / Pipoca Moderna


In Darkness”, drama sobre a 2ª Guerra Mundial dirigido por Agnieszka Holland (foto), foi escolhido oficialmente para representar a Polônia no Oscar de Filme Estrangeiro do próximo ano. O filme é centrado em um oficial polonês que é alçado à condição de herói por abrigar judeus durante o holocausto, e estrela tanto atores poloneses quanto alemães.

Especula-se que o filme seja, desde já, um dos favoritos ao careca dourado, uma vez que histórias edificantes como esta são muito caras à Academia. Em adição, os direitos de distribuição em território americano de “In Darkness” foram adquiridos pela Sony Pictures Classics, que faz campanha intensiva por seus agregados – o dinamarquês “Em Um Mundo Melhor” (2010) e o alemão “A Vida dos Outros” (2006), ambos vencedores do Oscar, também contaram com a força da Sony.

Para completar, a diretora é velha conhecida da Academia: já concorreu ao Oscar de Filme Estrangeiro em 1986 (“Colheita Amarga”) e de Roteiro Adaptado em 1992 (“Europa, Europa”). Nos EUA, fez carreira na direção de episódios de séries conceituadas, como “The Wire”, “Treme” e “The Killing”.

Nenhum comentário: