segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Exposição em SP mostra a história dos povos muçulmanos



São mais de 300 peças vindas de museus do Oriente Médio e África. Visitante pode conhecer virtualmente cinco mesquitas.

Do G1 SP

O paulistano poderá conhecer a partir desta terça-feira (18) um pouco mais da história dos povos muçulmanos na exposição “Islã: Arte e Civilização”. O evento traz mais de 300 peças vindas de museus do Oriente Médio e países africanos, entre eles, roupas, móveis, joias, tapeçaria e objetos de decoração.

A beleza e delicadeza dos objetos remetem a um mundo sofisticado. “Há uma característica muito forte na arte islâmica, é a abstração, a estilização e as formas geométricas e os motivos florais e vegetais. Como não há no Islã um apreço muito grande pela representação figurativa de seres animados, sobretudo de seres humanos, então houve um investimento da estética muito forte dos motivos geométricos, florais, vegetais”, explica Paulo Daniel Farah, um dos curadores da exposição.

A África islâmica é representada pelo bubu, a roupa usada pelos homens da Nigéria. Os símbolos estampados no tecido são para atrair proteção. Em uma outra sala, é possível conferir a caligrafia árabe. As palavras podiam ser entalhadas em metal, pedra ou madeira.

O visitante também pode aproveitar a viagem pelo mundo islâmico para visitar cinco mesquitas de diferentes países. Basta clicar na tela para ter uma visão panorâmica dos espaços de confraternização entre muçulmanos. “Queremos realmente que o público tenha consciência, através dessa exposição, de que estamos nos relacionado com uma civilização que tem 1500 anos, 1,5 bilhão de pessoas que foram a parte de nosso planeta comum”, diz Rodolfo de Athayde, curador.

Serviço
A exposição acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), na Rua Álvares Penteado, 112, no Centro de São Paulo, de terça a domingo, das 10h às 20h, de 18 de janeiro a 27 de março. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: