quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fé em jogo

Empresa de jogos gospel sustenta segmento com marketing agressivo, que inclui milhares de pastores

Bruno Bonani - Folha de S. Paulo

Com melhora no desempenho financeiro, sequência de lançamentos e estratégia de marketing agressiva, uma empresa americana do Estado de Washington dá fôlego à indústria de jogos eletrônicos cristãos.

Surgida em 2002, a Left Behind Games deverá ter o primeiro trimestre com lucro de sua história. Troy Lyndon, um desenvolvedor que largou a carreira para virar missionário antes de fundar a companhia, disse que a Left Behind já arrecadou US$ 500 mil no atual período fiscal.

Parece pouco quando comparado a grandes produtoras, mas esse é um segmento minúsculo. Segundo a ACE (Associação de Entretenimento Cristão, em inglês), os jogos cristãos correspondem a menos de 1% de todo o mercado de games, com vendas que geram entre US$ 50 milhões e US$ 100 milhões.

Além disso, abocanhar fiéis por meio de games nunca foi negócio rentável. Desde os anos 80, há títulos tentando fazer isso, mas a qualidade duvidosa deles sempre foi motivo de restrições entre fãs e crítica especializada.

A Left Behind conseguiu se firmar como a principal empresa do setor por meio de uma série que leva o mesmo nome da empresa. O terceiro título, Rise of the AntiChrist (ascensão do anticristo), chegou às lojas em outubro. Assim como seus antecessores, Rise of the AntiChrist é um jogo de estratégia que parece um coquetel religioso de Grand Theft Auto e The Sims.

A Left Behind coleciona críticas por supostamente incitar a intolerância religiosa -o que ajudou a promover seus produtos.

Junto com os games, a companhia desenvolveu uma estratégia de marketing agressiva. Nos últimos dois anos, ela distribuiu 50 mil unidades de alguns de seus títulos para uma rede de pastores. Os alvos, segundo a Left Behind, são mais de 300 mil igrejas cristãs do país -inimigas tradicionais da indústria secular de games.
Em 2011, a companhia terá alguns de seus títulos à venda nas lojas do Walmart -um dos maiores varejistas dos EUA. Na internet, os jogos da Left Behind aparecem em sites como o da Best Buy. Nesta sexta-feira, a empresa vai estrear comerciais em cinemas e canais de TV.

"A batalha espiritual está bem clara"

Pastor Fábio Santos
Especial para a Folha
Left Behind: Eternal Forces me causou uma boa impressão. Alegrou-me muito o fato de ver elementos como a Bíblia, estratégia militar e pessoas ajoelhadas orando a Deus.

O tema bíblico de arrebatamento e batalha espiritual está bem claro. Sinceramente, eu não tinha grandes expectativas. Mas, depois, vi que o jogo foi bem elaborado.

É interessante o fato de a história bíblica ser aplicada em um game. Compraria com certeza.

Fábio Santos é pastor da Bola de Neve Church

Veja trailer do jogo Left Behind: Eternal Forces

Nenhum comentário: