quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Em livro, cientista político afirma que não existe mais um conflito palestino-israelense


Em "Armadilha em Gaza" (Geração Editorial, 2010), o cientista político Jorge Zaverucha percorre desde as primeiras migrações judaicas no século 19 para a Palestina otomana até as sucessivas guerras que afetaram o Estado de Israel após sua fundação, em 1948, para chegar à conclusão de que não existe apenas um conflito entre os dois povos.

"Hoje, não existe mais um conflito palestino-israelense. Existem vários conflitos: entre Israel e a Autoridade Palestina; entre Israel e os satélites iranianos que atacam a partir de Gaza (o Hamas) ou do sul do Líbano (o Hezbollah); e entre os próprios palestinos, que vivem uma situação de guerra civil "de fato" desde 2006-2007."

O autor esmiúça informações surpreendentes, como a do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o índice socioeconômico dos territórios palestinos. Ele relata a história dos enfrentamentos entre árabes e israelenses.

Mas, a obra vai além do conflito relatado e diagnosticado em diversos focos. O cientista político oferece a oportunidade de o leitor enxergar além dos clichês que envolvem os embates no Oriente Médio.

O volume esclarece, por exemplo, qual foi o objetivo da chamada "Flotilha da Paz", uma operação da mídia para isolar Israel da comunidade internacional.

"A ideia era apresentar Israel como sendo um Estado bárbaro, incapaz de viver num mundo civilizado e que, portanto, deve ser tratado como um pária. E cuja existência deveria ser questionada. Quando o conhecimento sobre os fatos é limitado, a opinião pública pode ser moldada pelo lado que almeja gerar símbolos mais poderosos. Por isso mesmo, a flotilha foi rotulada como uma tentativa de levar ajuda humanitária aos habitantes da Faixa de Gaza por meio de pacifistas indefesos. Embora fosse, na realidade, uma clara operação apoiada pela Turquia com o intuito político de deslegitimar a existência do Estado de Israel e alavancar seus interesses na região", explica Zaverucha.

"Armadilha em Gaza"
Autor: Jorge Zaverucha
Editora: Geração Editorial
Páginas: 176

Fonte: Livraria da Folha

Nenhum comentário: