terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sussurros: a vida privada na Rússia de Stalin


Sussurros: a vida privada na Rússia de Stalin
Orlando Figes

Primeiro livro a explorar com profundidade a influência da ditadura de Stalin na vida pessoal e familiar dos soviéticos. Como eles viviam? Que tipo de vida privada era possível nos apartamentos comunais abarrotados, onde toda conversa podia ser ouvida? Quais foram as estratégias de sobrevivência, amizades, traições, concessões e acomodações morais que moldaram milhões de vidas?

Tradução: Marcelo Schild e Ricardo Quintanda
Editora: Record
ISBN: 9788501083180
Ano: 2010
Número de páginas: 826

De todos os períodos obscuros da história russa, talvez um dos mais negros tenha sido a era de Stalin. Aos milhões de mortos pela fome e pela guerra somam-se outros tantos que pereceram sob a brutal máquina repressiva soviética. Estimativas mostram que cerca de 25 milhões de pessoas foram oprimidas pelo regime soviético entre 1928, quando Stalin assumiu a liderança do partido, e 1953, ano de sua morte. Vítimas até recentemente ignoradas. Em SUSSURROS, Orlando Figes, autor do aclamado A tragédia de um povo — escolhido como livro do ano pelo New York Times—, reconstrói as experiências de quem sobreviveu ao terror.
Neste trabalho vigoroso e fundamental, Orlando Figes conta os bastidores de um dos mais importantes momentos políticos dos tempos modernos. E entra no território inexplorado das vidas privadas durante aqueles anos terríveis, tomando como base o trabalho de uma extensa equipe de investigadores. Durante anos, estes desenterraram cartas, fotografias, diários e documentos privados. Além de consultarem vários arquivos abertos quando da queda da URSS, entrevistaram centenas de sobreviventes. São histórias dolorosas, repletas de esperanças, medos e desapontamentos.

Em cada família, foram feitas longas entrevistas com os parentes mais velhos, capazes de explicar o contexto dos documentos e situá-los na história não contada da família. Esses materiais foram reunidos em um arquivo especial, que representa uma das maiores coleções de documentos sobre a vida privada no período de Stalin. Como resultado, Figes desvela uma sociedade que não ousava falar em voz alta. Uma sociedade dividida entre os que sussurravam para escapar da prisão e os que entre sussurros delatavam a outros.

SUSSURROS é o primeiro livro a explorar com profundidade a influência de Stalin na vida pessoal e familiar dos russos. Como o povo soviético conduzia sua vida privada durante o governo de Stalin? O que as pessoas realmente pensavam e sentiam? Que tipo de cotidiano era possível nos apartamentos comunais abarrotados, onde quartos eram divididos por uma família inteira? O que significava a vida privada quando o Estado controlava quase todos os aspectos dela por meio da legislação, da vigilância e da ideologia? As respostas estão neste livro comovente e necessário. A melhor homenagem às vidas destruídas por Stalin.

Orlando Figes - é um historiador inglês, professor de História no Birkbeck College, na Universidade de Londres. É um dos maiores especialistas atuais em história da Rússia desde o século XVIII. Estudou história na Universidade de Cambridge onde foi, mais tarde, professor de história e membro do Trinity College.

Nenhum comentário: