sábado, 11 de setembro de 2010

PUC Minas: Vaticano elege a Universidade como a maior instituição católica do mundo

A Congregação para a Educação Católica, órgão ligado à Santa Sé, reconheceu que a PUC Minas é a maior universidade católica do mundo. O anúncio foi feito durante recente visita ao Vaticano do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Ambos estiveram no Vaticano para a visita ad limina apostolorum. O sentido do encontro é estreitar a comunhão entre os bispos e dos bispos visitantes com as congregações (dicastérios) centrais da Igreja, que são dirigidas por cardeais.

A PUC Minas possui mais de 63 mil estudantes (63.561) distribuídos em dez campi e unidades em Belo Horizonte, Região Metropolitana e interior do Estado. Com um corpo administrativo e docente formado por quatro mil pessoas (1.990 professores e 2.015 funcionários), a PUC Minas oferece 105 cursos, incluindo os de graduação presencial, a distância e superior de tecnologia; 286 cursos de pós-graduação lato sensu; e 27 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

A Universidade tem como missão o desenvolvimento humano e social de alunos, professores, funcionários e comunidades, buscando contribuir para a formação ética e solidária de profissionais competentes, humana e cientificamente, mediante a produção e disseminação de conhecimento, arte e cultura, a partir da fé cristã.

Em cinco décadas de atuação, a Instituição vem investindo na extensão como forma de contribuir na formação integral do aluno e de apoiar comunidades em estado de vulnerabilidade social, desenvolvendo cerca de 300 práticas extensionistas, o que a fez receber nota 5 na categoria Responsabilidade Social, na avaliação do MEC em 2009. A pesquisa na Universidade também recebe atenção especial, tendo recebido um investimento recorde de R$ 30 milhões no ano passado.

Outras ações e números também se destacam, como a concessão de 20.200 bolsas de estudos (graduação e pós-graduação) neste segundo semestre de 2010, e uma infraestrutura privilegiada que abriga um Museu de Ciências Naturais, um Centro de Climatologia, uma biblioteca com um acervo de 619.334 exemplares (entre livros, periódicos, áudio livro, etc.), um Complexo Olímpico, Green Solar, TV Universitária, Escola de Teatro, vários laboratórios e auditórios, que abrigam cerca de 2.000 eventos por ano.

A Federação Internacional de Universidades Católicas tem 214 universidades católicas afiliadas no mundo inteiro.

Assessoria de Imprensa
PUC Minas

via Planeta Universitário

Nenhum comentário: