quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A liderança pelo exemplo


Liderar não é ser o chefe, o cabeça ou o superior. Liderar é servir. Este é o mote do guru empresarial americano James Hunter, autor do best-seller O Monge e Executivo, febre no mundo corporativo, com mais de 2 milhões de livros vendidos no país. O sucesso no Brasil foi tanto que ele veio para 60 palestras aqui. A última delas foi ontem, na Convenção Nacional do Comércio Lojista, na Capital.
Estrela mais aguardada do evento, Hunter subiu ao palco às 13h40min. Ele destilou sua filosofia por quase uma hora e meia. Ressaltou o exemplo de Jesus como líder servidor, destacou a importância do amor para todas as áreas da vida – inclusive os negócios – e desafiou os presentes a partirem para a ação. Para Hunter, este novo padrão de liderança firme/flexível pode transformar chefes e gerentes em treinadores e mentores.

Citando nomes como Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, Gandhi, Nelson Mandela e, principalmente, Jesus – inclusive com citações da Bíblia –, Hunter ressaltou a importância do caráter e do amor para a liderança. Também enfatizou a diferença entre poder e autoridade. Reproduziu, essencialmente, o que afirma em seu best-seller.

O DC acompanhou a palestra e selecionou os conceitos-chaves para entender o conceito de líder servidor.

Glossário de Hunter

- AÇÃO – Os conceitos da liderança servidora não podem ser um exercício intelectual. Precisam passar do intelecto para o coração e, daí, para as mãos, para a ação.

- AMOR – Hollywood fez com que esta palavra perdesse a sua força com o tempo. Amor não é um sentimento, mas um comportamento. Amor é paciência, gentileza, humildade, respeito, altruísmo, perdão, honestidade, como descrito na primeira carta aos Coríntios, na Bíblia. Não há sentimentos nesta lista, existem ações.

- APLICAR – Ninguém muda lendo livros ou assistindo a palestras. É preciso refletir e aplicar estes princípios, melhorando a cada dia. Muitos executivos procuram a purpurina mágica, mas ela não existe.

- ATIVO DAS EMPRESAS – Os funcionários certos são o grande bem da empresa. Ainda que você seja um bom líder, Hunter calcula que 10% dos funcionários da sua empresa não apenas não seguirão a sua liderança como tentarão boicotá-la. Livre-se o mais rápido possível destas pessoas.

- CARÁTER – Define a liderança. Ter caráter é fazer a coisa certa mesmo quando não temos vontade de fazer. Aliás, especialmente nestes momentos. Vocês sabem o que devem fazer. A parte difícil é ter a coragem moral para fazê-las. E o caráter é um comportamento aprendido.

- LIDERANÇA - Significa a marca que deixamos nas outras pessoas. Todos influenciam o grupo do qual fazem parte. A questão não é se somos líderes, mas se deixamos melhor o ambiente e as pessoas após influenciá-los. Como habilidade, a liderança pode ser adquirida, desenvolvida.

- PODER X AUTORIDADE – Poder é fazer com que os outros ajam porque você é quem manda. Ter autoridade é influenciar as pessoas para que ela façam algo porque acreditam em você. Porque percebem que você é um líder servidor, que se preocupa e se dedica a elas.

- REGRA DOURADA – Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.

- SERVIR – Não significa fazer o que as outras pessoas querem, mas dar para elas o que elas precisam, como respeito, apreço e atuação responsável.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário: