sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bento XVI alerta para a influência da cultura pagã no cristianismo

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje as palavras que Bento XVI proferiu no início da missa celebrada no termo do encontro com um grupo dos seus antigos alunos.

A alocução de abertura da eucaristia, realizada a 29 de Agosto na residência pontifícia de Castel Gandolfo, arredores de Roma, foi marcada pela influência da cultura pagã sobre o cristianismo.

Antes do rito penitencial, Bento XVI convidou os participantes na assembleia, nos quais se incluiu, a meditarem na responsabilidade de se desligarem “tão pouco do estilo de vida pagão” e ao mesmo tempo viverem “tão pouco a novidade, o estilo de Deus”.

“Iniciamos a Santa Missa pedindo perdão: um perdão que nos transforme, que nos torne verdadeiramente semelhantes a Deus, à sua imagem e semelhança”, convidou o Papa.

“Deixemo-nos tocar sobretudo de gratidão pelo facto que Deus existe, que Ele é como é, que ele é como é Jesus Cristo, que Ele – não obstante nada termos a dar-lhe e estarmos cheios de culpas – convida-nos para a sua refeição e quer estar à mesa connosco”, disse ainda Bento XVI.

O encontro entre os antigos estudantes do Papa, que decorreu entre 27 e 29 de Agosto, foi dedicado à interpretação do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Fonte: Agência Ecclesia
dica do André Magister

Nenhum comentário: