sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Polêmicas caricaturas de Maomé serão publicadas em livro

Portugal - O editor cultural do diário dinamarquês Jyllands-Posten, que em 2005 publicou as polémicas caricaturas do profeta Maomé que enfureceram o mundo muçulmano, assegurou hoje que vai voltar a publicá-las, em livro, em finais de setembro.

O livro "Tavshedens tyranni" (A Tirania do Silêncio), deverá ser lançado a 30 de setembro deste ano, dia em que se assinala o quinto aniversário sobre a primeira publicação das polémicas caricaturas do profeta Maomé que causaram uma onda de violentos protestos contra a Dinamarca no mundo muçulmano.

Numa coluna de opinião publicada no jornal dinamarquês Politiken, o editor cultural do diário, Flemming Rose, rejeitou tratar-se de uma provocação, dizendo que pretende simplesmente "contar a história dos doze desenhos para os colocar num contexto [geral]".

"Estou convencido de que muitos não sabem o que eu penso sobre esses desenhos. O meu objetivo é explicar-me e não tenho outra maneira de fazê-lo do que através de palavras", explicou Rose, esperando que as pessoas que leiam o livro "talvez o façam num contexto mais amplo".

Fonte: Diário Digital

Nenhum comentário: