sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Obra clássica sobre o Holocausto ganha edição brasileira


O livro “O Holocausto – Uma História dos Judeus da Europa durante a Segunda Guerra Mundial”, do historiador britânico Martin Gilbert, é pioneiro no uso de testemunhos dos sobreviventes do genocídio e nas evidências concretas que apresenta da resistência judaica durante a Segunda Guerra Mundial. Na obra, a frieza das estatísticas de vítimas da barbárie dá lugar à emoção dos relatos pessoais, e os “atos de coragem” e de “resistência e rebelião”, como chamados pelo autor, são catalogados individualmente no índice.

A edição brasileira, publicada pela editora Hucitec, com o apoio da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e do Centro de História e Cultura Judaica do Rio de Janeiro, será lançada em um debate do qual participarão José Gregori, secretário especial de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo; Luis Edmundo de Souza Moraes, coordenador do Núcleo de Estudos da Política da UFRJ; e Samuel Feldberg, coordenador do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP e um dos tradutores da obra (juntamente com Nancy Rozenchan).

O evento ocorrerá no dia 19 de agosto, às 19h30, no auditório da Livraria Cultura Bourbon Shopping Pompeia, localizado à Rua Turiassú, 2100, em São Paulo, tel.: 3868-5100.

Publicada originalmente em 1985, a obra, que também se destaca pela erudição e pela clareza da narrativa, já teve 15 edições no Reino Unido e 18 nos Estados Unidos. Gilbert é o biógrafo oficial de Winston Churchill e autor de 82 livros.

Fonte: Conib

Nenhum comentário: