segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Conheça as três maiores religiões do mundo

Religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico. Entre as varias religiões existentes hoje no mundo, existem aquelas que a cada dia conquistam mais fiéis. São elas:

Cristianismo: É uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental (separada do catolicismo em 1054) e o protestantismo (que surgiu durante a Reforma Protestante do século XIV). Atualmente é a maior religião do mundo com cerca de 2.106.962.000 seguidores.

Islamismo: Uma das quatro religiões monoteístas baseada nos ensinamentos de Maomé (570-632 d.C.), chamado “O Profeta”, contidos no livro sagrado islâmico, o Corão. A palavra islã significa submeter, e exprime a submissão à lei e à vontade de Alá. Seus seguidores são chamados de muçulmanos, que significa aquele que se submete a Deus. O Islamismo é atualmente a segunda maior religião do mundo, dominando acima de 50% das nações em três continentes. Com aproximadamente 1.283.424.000 fiéis.

Hinduísmo: É uma das religiões mais antigas do mundo. Não há um fundador desta religião, ao contrário de tantas outras - no Islamismo, por exemplo, temos Maomé, e no Budismo, o próprio Buda. O Hinduísmo, na verdade, se compõem de toda uma intersecção de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas. Possui cerca de 851.291.000 fiéis.

Fonte: Ribeirão Preto Online

Nenhum comentário: