sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Aprovação do governo Obama está em baixa

A popularidade do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está em direção de baixa. É o que revelou a pesquisa de opinião Reuters/Ipsos que mostrou, pela primeira vez, que 52% dos entrevistados desaprovaram o desempenho do líder americano. Outros 45% deram nota positiva - o menor índice registrado até agora. Em 2009, Obama tinha 69% de aprovação. Mas, desde janeiro deste ano, o índice de aprovação do presidente americano está em queda e passa do patamar de 50%.

Outros fatores preocupam os americanos. Segundo a pesquisa, 92% das pessoas entrevistadas estão insatisfeitas com o atual índice de desemprego (9,5%). Os gastos do governo também deixam 67% das pessoas extremamente preocupadas - 54% acham importante reduzir o déficit público, e 43% defendem o corte de impostos para todos os americanos. Na avaliação geral, 62% consideram que o país está seguindo em uma direção errada.

Eleições

Sobre as eleições legislativas, que serão realizadas em 2 de novembro, 46% dos eleitores registrados anteciparam que votariam no Partido Republicano. Outros 45% disseram que elegeriam os Democratas. A pesquisa mostrou ainda que o Partido Democrata tem ainda um pouco de vantagem sobre o Republicano (45% e 43%). No entanto, os democratas perderam a importante vantagem de 10% que tinham anteriormente.

A pesquisa Reuters/Ipsos só deu um refresco a Obama no quesito queixas - 36% foram dirigidas aos republicanos, e 28% aos democratas. A sondagem ouviu 1.063 adultos entre 19 a 22 de agosto e possui margem de erro de três pontos percentuais.

Fonte: SRZD

Nenhum comentário: