sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vazamento de óleo mancha confiança em Obama, diz pesquisa

Barack Obama perdeu terreno entre os que o julgam capaz de enfrentar uma crise, como a maré negra que atinge o Golfo do México, indica uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira nos Estados Unidos. A perda de confiança entre a população americana é similar a que enfrentou George W. Bush após o furacão Katrina.

No momento, 53% dos americanos julgam que Obama é um presidente firme e eficiente, mas em janeiro passado 60% tinham a mesma opinião. "A maré negra faz a opinião pública seguir na mesma direção que em 2005, quando George W. Bush enfrentou o furacão Katrina", destaca a pesquisa CNN/Opinion Research Corporation, que entrevistou 534 pessoas por telefone.

O presidente Bush sofreu uma queda de confiança de 10 pontos, para 52%, após o desastre provocado pelo Katrina. Apesar da perda de confiança na gestão de crises, o nível geral da popularidade de Obama permaneceu praticamente estável, em 50%, contra 51% em janeiro. Já Bush perdeu seis pontos em sua aprovação geral entre setembro e outubro de 2005, passando de 45% a 39% devido ao desastre do Katrina.

A pesquisa foi realizada nesta quinta-feira, um dia após o discurso de Obama sobre a maré negra. A sondagem revela ainda que 58% pensam que a administração Obama é incapaz de evitar outra eventual maré negra, e 68% acreditam que o Golfo jamais será o mesmo após a tragédia.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: