sexta-feira, 25 de junho de 2010

Duo Almeida Duarte

DUO ALMEIDA DUARTE

O duo Almeida Duarte, formado em 2004, tem regularmente realizado recitais no Brasil e Estados Unidos. Apresenta um repertório que abrange desde o Barroco, Classicismo, Romantismo, músicas brasileiras até obras contemporâneas.

Tem como objetivo, difundir um repertório pouco executado atualmente e desconhecido por grande parcela do público.

Ambos foram orientados pelo professor Henrique Pinto durante a Faculdade.
Em 2005, participaram de masterclasses com Nora Buschmann (ALE), R. Thomas Patterson (EUA), e do Festival Internacional de Inverno de Brasília sob a orientação do violonista Pablo Sainz Villegas (ESP) e do XVI Concurso de Violão Souza Lima, onde obtiveram o 1º lugar na categoria música de câmara. Em 2005 Duo estreou na tradicional série de concertos Violão no Masp onde, desde então, Rodrigo e Daniel têm se apresentado anualmente.

Em 2006, o Duo obteve 1º lugar no concurso Musicalis de música de câmara. Em 2007, participaram do II encontro internacional de violonistas em Tatuí; Além de Master classes com Berta Rojas (PAR) e Fernando e Cecília (BRA e URU), o Duo também realizou um recital para os estudantes do mesmo conservatório. No mesmo ano foram premiados no 2º Concurso Jovens Cameristas Petrobras e no XXVI concurso Latino-Americano Rosa Mística realizado em Curitiba (PR), onde receberam o 1º lugar.

Em 2008, o Duo gravou o seu primeiro CD com obras abrangendo diversos períodos da história da música. No repertório constam peças originais para a formação de duo violões e transcrições de obras originais para outras formações camerísticas realizadas por Rodrigo e Daniel. No mesmo ano, receberam bolsa integral para o curso de mestrado em performance no The Boston Conservatory (EUA), sob a orientação de William Buonocore.

Já em 2009, foram finalistas do CAG (Concert Artist Guild) em Nova Iorque. Entre mais de 400 inscritos de diversos países, foram selecionados junto com mais 29 candidatos, reafirmando o alto nível camerístico do duo. Junto ao concurso, realizaram concertos no Conservatório de Boston e na Berklee College of Music, nos quais tiveram ótima aceitação. Ainda em 2009, Daniel Duarte teve sua estreia como solista em Nova Iorque, o concerto foi parte de uma série de homenagens que a ONU (Organização das Nações Unidas) realizou em sua sede, celebrando os 50 anos de falecimento do compositor Heitor Villa-Lobos. O duo ainda pretende realizar mais uma série de concertos no estado de Massachussets.


Local: Grande Auditório do MASP
"Música no MASP”
Data e horário: Dia 27 de julho, às 12h30
Endereço: Avenida Paulista, 1578.
Tel.: (11) 3266-3645/ 3266-3569
Preço: Gratuito

Informações: Art Invest

Nenhum comentário: