sexta-feira, 28 de maio de 2010

Retorno à questão judaica


Retorno à questão judaica
Elisabeth Roudinesco
Editora Zahar
248 páginas
coleção Transmissão da Psicanálise


“Em uma formulação magistral, Roudinesco esmiúça o enigma da judeidade.”
L’Humanité


“Um livro corajoso que prefere o debate racional a polêmicas vãs.”
Le Monde


O que significa ser judeu no mundo de hoje? E o que é antissemitismo?
Enfrentando o tema com a originalidade que marca sua extensa obra, a historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco aborda com sensibilidade um assunto controverso: a identidade judaica.

Em Retorno à questão judaica, Roudinesco aponta as várias formas de ser judeu na modernidade. Ao passar em revista as etapas de formação e disseminação tanto do antissemitismo quanto do ideal sionista, explora sua recepção nos países árabes e entre os próprios judeus.

No caminho, narra experiências pessoais como judia, lembra a recusa de Freud a se tornar um guia de Israel e se reporta às relações de Jung com o nazismo e suas consequências para a psicanálise.

Apresenta ainda as visões do pós-Auschwitz entre pensadores que revolucionaram a cultura de nosso tempo, como Sartre, Hannah Arendt, Adorno e Lacan. E denuncia os que pretendem reduzir as controvérsias sobre o tema a um conflito inscrito no eixo do bem e
do mal.

Com uma reflexão equilibrada, Roudinesco traz lucidez a um dos mais intempestivos debates da atualidade, marcado por ofensas e sectarismos. Leitura apaixonante, essa é sua resposta à exacerbação do racismo nas últimas décadas.

Elisabeth Rodinesco, historiadora e psicanalista francesa, ligada à Universidade de Paris-VII, é intelectual de renome com presença ativa em publicações científicas e na mídia – colabora regularmente para o Le Monde. Sua vasta obra, traduzida em 30 idiomas, inclui: A
família em desordem
; A parte obscura de nós mesmos; Em defesa da psicanálise;
e Dicionário de psicanálise (com Michel Plon) – todos lançados no Brasil pela Zahar. Para a televisão escreveu o roteiro do documentário Sigmund Freud, a invenção da psicanálise (com E. Kapnist), exibido no Brasil pelo canal GNT.


Eventos de lançamento

- 1/6 - terça - às 19h
Palestra e lançamento no CPFL Cultura, em Campinas
tema: ""Foucault, deleuze, Derrida: pensamento rebelde e heranças cruzadas"

- 2/6 - quarta - às 19h
Conferência sobre o livro na PUC-SP e lançamento na Livraria da Comunidade, na PUC

- 4/6 - sexta - às 15h
A autora participará do encontro Identidade e referência – Novas definições, refletindo sobre a questão judaica com Marco Antônio Coutinho Jorge e Betty Fuks.
Casa de Rui Barbosa rua São Clemente 134 - Botafogo - Rio de Janeiro
Entrada franca com tradução simultânea.

Nenhum comentário: