quarta-feira, 3 de março de 2010

'The Road'



Passado num futuro não definido, “The Road” é um intenso drama pós-apocalipse que coloca lado a lado um pai e um filho, Viggo Mortensen e Kodi Smit-McPhee, numa intensa luta pela sobrevivência num mundo devastado, traumatizado e onde parece que só há vilões e maldade.

No fundo, nós nunca sabemos o que realmente aconteceu, nem porquês, sendo assim confrontados com um mundo cinzento onde o sol não brilha, existem diversos terramotos, os animais e as plantas morreram e o caminho para a extinção da raça humana é eminente.

Pegando neste princípio, John Hillcoat cria um universo repleto de emoções primárias e em que a luta pela sobrevivência leva os humanos a recorrer ao canibalismo e à carnificina.

No fundo, já em “Proposition” este cineasta explorava o lado instintivo e primitivo do homem, mas aqui ele vai mais longe, colocando dois seres repletos de humanidade (o fogo que eles falam que lhes incendeia o peito) no meio de uma selva de criminosos com personalidades tenebrosas.

Recorrendo muitas vezes a flashbacks, que mostram um pouco do passado do duo de protagonistas, o espectador é levado a, incondicionalmente, querer a protecção do que resta desta família e, sistematicamente, fica apavorado quando eles encontram perigos.

Repleto de simbolismos e de momentos de grande tensão emocional, “The Road” é um dos melhores filmes que vi nos últimos anos e um exemplo derradeiro das capacidades de performance de Viggo Mortensen e da arte na realização de John Hillcoat.

Absolutamente imprescindível

O Melhor: Viggo Mortensen e Kodi Smit-McPhee.
O Pior: Não estar nos 10 melhores filmes de 2009 é uma afronta.

Por Jorge Pereira - C7nema

Estreia prevista para 09/04

Nenhum comentário: