sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Teologia: é só para padres?

Rodrigo Gomes

Se engana quem acha que o curso de Teologia é só para quem quer ser padre ou pastor. O estudo da história das religiões e de sua influência na sociedade é voltado também para a formação de líderes ligados ao desenvolvimento de projetos sociais para a promoção da cidadania.


"O campo para o profissional formado em Teologia é vasto"

- O campo para o profissional formado em Teologia é vasto. Além de assessorar instituições religiosas e movimentos sociais, ele pode trabalhar junto à Justiça, mediando a conciliação entre as partes, como pesquisador na área religiosa e como professor - diz a professora do departamento de Teologia da PUC-Rio Tereza Cavalcanti.

De acordo com ela, a graduação também é bastante procurada por alunos de outros cursos.

- É comum estudantes de Filosofia procurarem aprofundar na Teologia reflexão sobre a vida. Já quem faz História busca compreender o fenômeno religioso - diz.

"É comum estudantes de Filosofia procurarem aprofundar na Teologi a reflexão sobre a vida"

O currículo do curso varia de instituição para instituição. As disciplinas mais comuns são: português, grego, hebraico, sociologia religiosa, movimentos religiosos, pedagogia, psicologia, ação pastoral, Antigo e Novo Testamento e estrutura e funcionamento de uma igreja.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: