quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Com popularidade em queda, Obama completa um ano na Casa Branca

Barack Obama tomou posse como o 44º presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro de 2009 levando consigo a imagem da renovação na política americana. Ele substituía um mandatário altamente impopular, George W. Bush, em meio a uma grave crise econômica e à crescente insatisfação sobre o envolvimento do país em duas guerras polêmicas.

Passado exato um ano, Obama vê sua própria popularidade em queda, com questionamentos sobre promessas não cumpridas e uma divisão cada vez maior entre os cidadãos americanos em relação a suas políticas, como a polêmica reforma no sistema de saúde, considerado o principal projeto de seu primeiro ano na Presidência.

Segundo uma pesquisa do instituto Gallup divulgada nesta semana, apenas 50% dos americanos apoiam Obama, contra 68% no dia da posse.

Em uma eleição considerada por muitos como uma espécie de "referendo" sobre o primeiro ano de Obama, um candidato do opositor Partido Republicano foi eleito na terça-feira para o Senado em Massachusetts. Ele vai ocupar a vaga aberta pela morte, no ano passado, do democrata Edward Kennedy, que havia ocupado a cadeira por quase meio século.

Clique aqui para ler a matéria completa



+ Derrota em Massachusetts amarga 1º ano de Obama no poder

Nenhum comentário: